aprender a falar inglês

Por que é tão relevante aprender a falar inglês? Com um mundo em que a distância está cada vez menor devido à conectividade e aos diferentes meios de comunicação, é necessário encontrar meios eficazes de se comunicar na chamada “aldeia global”.

Para isso, aprender a falar inglês é essencial. Devido ao mundo globalizado, sente-se cada vez mais a necessidade de se fazer comunicar e entender o que está sendo dito, não só quando o assunto é turismo, por exemplo, mas principalmente quando falamos do mundo profissional e para você conseguir boas colocações, mesmo aqui no Brasil.

Para conseguir se comunicar com o mundo, com uma melhor eficácia e ainda mais rápido, destacamos algumas dicas práticas para você aprender a falar inglês de uma vez por todas, no artigo de hoje. Acompanhe!

Dicas para aprender a falar inglês definitivamente:

1. Crie um plano de estudo e seja organizado

Mesmo que você esteja fazendo um curso de inglês, é essencial que crie um plano de estudos que vá além da assistência às aulas. Assim, organize todas as informações que você tenha. Pois, para poder aprender de forma consistente, é preciso captar, armazenar e consolidar os conteúdos, em um primeiro momento, e refletir sobre o que aprende, em um segundo.

Por tal razão, conhecer a cultura inglesa é muito importante. Afinal, se você deseja ampliar seu vocabulário, é importante estar em contato com a língua de forma regular.

Assistir a canais estrangeiros, ou a filmes no idioma original – ou ao menos com legendas em inglês pode facilitar muito nesse quesito. Dessa forma, é possível se relacionar com palavras e/ou expressões que são muito usadas no dia a dia de um falante nativo da língua inglesa.

2. Aprofunde os seus conhecimentos

Para aprender, como estamos vendo, realmente é preciso se aprofundar. Então, mesmo que você esteja no melhor curso de inglês, é preciso levar esse aprendizado para a sua vida. É assim que se consegue aprender a falar inglês.

Uma boa dica é, quando aprendemos um vocabulário novo, criar uma pequena história. Dessa maneira, é possível integrar o aprendizado a outros contextos, pelo fato de ser possível aplicar a mesma palavra de forma correta, com múltiplos usos. Isso ajuda a reter a informação.

Algumas dicas para aprofundar os seus conhecimentos na cultura inglesa são:

  • Leia tudo o que puder em inglês;
  • Assista a vídeos na internet, filmes e séries na língua inglesa;
  • Tome nota de vocabulário novo;
  • Faça tradução das suas músicas favoritas;
  • Aprenda a cantar as músicas em inglês para falar as palavras corretamente.

3. Use material didático sempre

Para realmente se aprender a falar inglês é preciso ser dedicado, estar sempre em total contato com a cultura inglesa, saber o que está acontecendo no exterior. Utilize o seu material didático em seu favor, praticando sempre.

Então, não se esqueça:

  • Faça perguntas sempre que puder;
  • Fale com pessoas que sejam fluentes em inglês ou nativas na língua;
  • Assista a filmes sem legenda ou com legenda em inglês;
  • Leia livros dos gêneros que você goste, em inglês, para maior aquisição de vocabulário.

4. Conteúdo sempre simples

Assimilar novos conteúdos pode ser um grande desafio. Por isso, é importante diminuirmos a carga cognitiva. Assim, explicando de uma forma bastante resumida e simples, deve-se ter o acesso a um conteúdo simples, mas sempre trazer algum desafio. Pois, sem desafio não há aprendizado.

Começar com conteúdos que você não tem nenhum domínio não vai agregar valor ao seu aprendizado – pelo contrário, poderá gerar frustração, pura e simplesmente. Por isso, não se imponha conteúdos que sejam complexos demais, mas também não se dedique apenas a conteúdos que você já tem total domínio. É preciso conseguir ter o meio termo para ter aprendizado.

5. Escolha bem o curso de inglês

Existem diferentes cursos de inglês pelo mercado. Contudo, cada um utiliza um método específico para poder ensinar a seus alunos.

Para quem deseja aprender a falar inglês de uma vez por todas é preciso fazer uma boa pesquisa, sobre as metodologias dos diversos cursos. Dessa forma, ao escolher o que melhor se identifica as chances de ter sucesso pata falar uma língua estrangeira é muito maior.

Uma dica: escolher um curso dinâmico que utilize material didático de forma diferenciada e interativa, com suporte tecnológico é uma boa pedida. As aulas devem se valer não só do padrão de ensino, mas tentar absorver as mais variadas influências, como músicas e uma série que esteja fazendo sucesso. Isso faz toda a diferença no aprendizado.

Assim, é possível aprender a falar inglês, com grande aquisição de vocabulário e ainda conhecer as especificidades da língua de uma forma muito mais natural e fácil!

6. Busque por intercâmbio

Uma ótima dica para aprender a falar inglês é fazendo um intercâmbio. Hoje em dia, existem mil possibilidades de estudar no exterior, seja para aprender a falar inglês, conhecer uma nova cultura, ou fazer um curso para aprofundar sua experiência profissional. Mas é muito importante já compreender o idioma antes mesmo de fazer um intercâmbio.

Participar de um programa dessa natureza pode não ser muito barato, mas é extremamente eficaz quanto a questão de tempo e aprendizado. Mesmo porque, ao se estar imerso em uma cultura estrangeira, o aprendizado é muito mais rápido. Além disso, existem diferentes agências que facilitam o pagamento.

Inclusive, há um grande benefício dessa vivência: com o intercâmbio, você agrega ainda mais valor a seu currículo. É uma experiência única!

Gostou das dicas? Ao colocar em prática todas, com certeza, você tem tudo o que precisa para aprender a falar inglês. Dessa forma, ganhando fluência e novas oportunidades profissionais. Se você deseja aprender mais sobre a língua inglesa, baixe agora o nosso infográfico: método infalível para você Aprender Idiomas definitivamente. Não deixe de conferir!