carta de apresentação em inglês

Quem procura um emprego ou vaga de estágio no exterior, deve saber que uma Cover Letter, ou carta de apresentação em inglês, é uma exigência das empresas. Se você já tentou se candidatar a alguma vaga lá fora, já deve ter ouvido falar dela e até tentado elaborar algumas!

Uma boa carta de apresentação em inglês é um diferencial importante para atrair a atenção do entrevistador e destacar você em um processo de seleção de emprego ou de vaga de estágio. Por isso, a sua elaboração deve ser cercada de cuidados.

Neste artigo, iremos esclarecer como elaborar uma carta de apresentação em inglês, que será avaliada dentro dos padrões cultos da língua e vai te dar uma força na com aquela sonhada vaga lá fora.

Vamos lá?

O que é uma Cover Letter?

Uma carta de apresentação em inglês serve como um cartão de visitas/carta de intenções, para apresentar o perfil, experiência, competências e habilidades do candidato, assim como os motivos que o levaram a se interessar pela vaga que está sendo pleiteada.

Evidentemente, deve ser sempre anexada ao currículo.

Portanto, uma Cover Letter tem o objetivo de apresentar o candidato aos recrutadores da empresa e demonstrar que você é a pessoa certa para ocupar o cargo. Aponta-se também que a empresa estará fazendo a opção certa na sua contratação, para que tenha um retorno de qualidade com um colaborador totalmente capacitado a exercer as atividades solicitadas.

Este documento tem a função de demonstrar a pessoalidade do candidato para além da formação educacional, possibilitando transmitir quem você é realmente.

Quando adequadamente elaborada, ela atua como uma ferramenta de marketing pessoal ao demonstrar as suas qualificações extracurriculares, visando respaldar o que estará descrito no seu curriculum vitae.

Por que uma carta de apresentação em inglês é importante?

Poderíamos dizer que sem uma Cover Letter, o candidato nem terá a oportunidade de ser avaliado. Afinal, nas empresas do exterior, essa é uma exigência para a participação em processos seletivos de vagas de estágios ou empregos.

Porém, esse seria o argumento básico e óbvio quanto à necessidade de elaboração de uma carta de apresentação em inglês e realmente não é a principal razão de se elaborar este documento, como veremos a seguir.

A importância da Cover Letter deve-se ao fato dela enriquecer o conhecimento da empresa à seu respeito, fornecendo ao seu futuro empregador informações sobre suas motivações. Além disso, retrata que o candidato possui o domínio formal do idioma e que se apresenta como elemento diferenciado no processo de seleção.

Pode-se entender que a carta de apresentação em inglês é uma prévia importante para subsidiar etapas de entrevistas futuras, que normalmente fazem parte de um processo seletivo.

Qual a estrutura da carta de apresentação em inglês?

Uma Cover Letter deve ser elaborada em uma única página com informações diretas e objetivas.

Sempre tenha em mente que o recrutador vai ler outras cartas de apresentação além da sua, por isso, evite copiar modelos que você encontrou na internet.

Quanto mais personalizada for, mais chances você tem de conquistar o tão sonhado retorno.

Como escrever uma carta de apresentação em inglês?

Ao escrever uma Cover Letter, siga as seguintes dicas:

  • Seja breve;
  • Escreva sua carta direcionada a uma pessoa específica;
  • Posicione-se em relação à empresa que está contratando;
  • Posicione-se em relação à vaga a que você está se candidatando;
  • Destaque suas skills (habilidades), assim como suas competências, isto é, strengths (pontos fortes);
  • Agradeça;
  • Assine.

Confira um exemplo!

Agora, confira o nosso passo a passo na prática e em inglês:

Dear Mr./ Ms. John/Mary Doe,

I am truly interested in the Content Manager position advertised on x. My resume is enclosed for your consideration. Given my related expertise and proven capabilities I would more than appreciate your consideration for this job opening place. My knowledge is an ideal match for this.

The key strengths that I can offer for this position include:

  • I have successfully created, developed, and supported content marketing programs;
  • I strive for continued excellence;
  • I provide strong contribution to content services for all kinds of audience;

With a X degree in writing and literature, I have deep understanding of the full customer journey. I also have languages proficiency, such as Portuguese and Spanish and excelling at new technologies as needed.

Thank you for your time and attention. I look forward to speaking with you about this employment opportunity.

Sincerely Yours,

Your Name

Recapitule o roteiro!

Agora que já vimos um exemplo, o processo de estrutura de uma carta de apresentação em inglês é o seguinte:

  1. Crie uma pequena introdução sobre sua motivação para escrever a carta e ofereça seu currículo;
  2. Depois percorra alguns pontos de sua experiência. Entretanto, se o texto for mais extenso que sete frases, crie um novo parágrafo. Mas sem ultrapassar o limite de cinco parágrafos;
  3. Despeça-se respeitosamente, com expressões como Yours sincerely, Sincerely, Truly yours etc.

O que não fazer em uma carta de apresentação em inglês?

  • Nada de “Dear Sirs.” ou “Dear Sir” na parte inicial da carta. Mas como você pode não saber a que gênero pertence a pessoa que está selecionando, o ideal é tratar pelo cargo. “Dear Hiring Manager” ou “Dear Human Resources Manager”.
  • EvitarTo whom it may concern”. Tente averiguar sobre a pessoa exata que lerá a sua carta;
  • Não inserir fotos – a não ser que a vaga exija;
  • Sempre assinar a carta de próprio punho;
  • Cuidado com erros de digitação, gramática e ortografia;
  • Não usar linguagem excessivamente formal;
  • Não ser muito breve no texto da carta;
  • Jamais utilizar Caps lock;
  • Evitar abreviações;
  • Deixar de mandar com o currículo em anexo;
  • Não alinhar o texto justificado;
  • Jamais esquecer da data ou saudação.

Uma Cover Letter é fundamental para a busca de vagas no exterior!

Agora que você já sabe da importância de uma Cover Letter, pode entender que esse tipo de documento é seu cartão de visitas para um processo de seleção, ou seja, um recurso que o recrutador utiliza para saber mais sobre cada candidato.

Dessa maneira, suas chances de ser chamado para uma entrevista, seja presencial ou virtual, podem aumentar consideravelmente!

Se você deseja aprender mais, não apenas sobre carta de apresentação em inglês, mas sobre a língua inglesa em geral, baixe agora o nosso infográfico: método infalível para você Aprender Idiomas definitivamente.