certificado cambridge

A Universidade de Cambridge é a instituição mais prestigiada do mundo quando falamos de emissão de certificados de proficiência em inglês. Não é à toa que a certificação Cambridge seja a mais tradicional, servindo tanto para quem busca emprego como para quem pretende obter uma bolsa de estudos no exterior. Todos os anos, mais de 5 milhões de candidatos realizam o exame, em mais de 130 países, por isso, o caminho para a obtenção desta certificação não é nada fácil. Mas não precisa se preocupar! Com este artigo, você vai entender tudo sobre o certificado Cambridge, qual a sua finalidade e dicas de como conseguir esta certificação.

Let’s do it?

O que é o certificado Cambridge?

O Certificado Cambridge, emitido pelo departamento da Universidade de Cambridge (Cambridge English Language Assessment), é reconhecido por mais de 20 mil instituições acadêmicas, governos e empresas em todo o mundo.

Isso só é possível, pois estamos falando de uma instituição com mais de 100 anos de tradição no ensino e aprovação de nível de conhecimento do inglês.

Para você ter uma idéia, o primeiro exame foi realizado pela primeira vez em 1913!

Quais as vantagens da certificação Cambridge?

Ter o Certificado Cambridge é uma forma de ganhar confiança e se destacar diante de outros alunos. Além disso, a certificação Cambridge confere uma série de vantagens para você, como:

  • Demonstrar que você tem a capacidade de fazer um curso em outro idioma;
  • Possibilidade de participar de seminários em inglês;
  • Obtenção de vistos em países como Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia;
  • Se comunicar de forma eficiente no trabalho e participar de reuniões corporativas.

O Cambridge Exam também pode ser encarado como um desafio, já que diferente do TOEFL e do IELTS, o Cambridge oferece uma opção para cada nível e não possui uma validade determinada.

Quais os tipos de certificação?

A Universidade de Cambridge possui diferentes tipos de certificação que estão vinculados ao conhecimento que a pessoa tem do idioma, ou a finalidade que busca.

Dessa maneira, ao se candidatar ao Certificado Cambridge escolher aquele que se enquadra corretamente com o seu nível de conhecimento e objetivo.

Os níveis de avaliação e exames são os seguintes:

Cambridge English: Young Learners – YLE

Exame voltado para iniciantes, crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 12 anos, sendo adotadas provas com foco em atividades lúdicas e motivadoras.

Esta etapa se divide em 3 níveis de conhecimento, Starters, Movers e Flyers e a cada aprovação são concedidos brasões, que significam o cumprimento de cada etapa e constam dos respectivos certificados finais;

Cambridge English: Preliminary – PET

É o segundo nível do processo do Certificado Cambridge, requerendo um conhecimento intermediário e servindo como preparatório para se qualificar para a fase seguinte.

É considerado um marco inicial para comprovar o domínio do idioma e poder avançar em seus estudos;

Cambridge English: Advanced – CAE

Reconhece o nível avançado de conhecimento da língua inglesa. É o indicado para estudantes universitários e profissionais que passem a ter habilitação para exercer atividades profissionais – e/ou de estudos – que dependam do uso do idioma.

Um certificado com grande aceitação por centros universitários em todo o planeta;

Cambridge English: Proficiency – CPE

Considerado um dos mais difíceis, o exame de comprovação do domínio total da língua inglesa, demonstrando que a pessoa possui proficiência plena na língua, como um nativo.

Seu objetivo é a comprovação da fluência e gramática em língua inglesa, com testes direcionados para cada especialidade: writing, listening, speaking e reading.

Essa certificação permite transitar em qualquer área de uso do idioma.

Cambridge English: Proficiency – FCE

Por último, mas não menos importante, o First Certificate in English é o mais procurado de todos.

Muitos brasileiros submetem-se a este exame todos os anos. Ele assegura que o aluno fala inglês de acordo com as normas cultas da língua, além de ter boas noções de leitura e escrita também.

Este é o primeiro certificado que você deve correr atrás depois de concluir o seu primeiro curso de inglês.

Como conseguir o certificado de Cambridge?

O Certificado Cambridge é emitido pela Cambridge Esol, que também elabora as provas. Porém, existem centros autorizados por esta instituição que estão capacitados para funcionar como extensões da Universidade. Isso permite que o estudante possa realizar as provas de forma remota, em qualquer parte do mundo.

O estudante deve buscar um dos centros autorizados de sua cidade, onde fará sua inscrição e realizará as provas sem a necessidade de se dirigir à Inglaterra para fazer exames.

A inscrição para participar e obter o Certificado Cambridge deve atender aos seguintes passos:

  1. Identifique um centro autorizado mais próximo de sua residência, o local vai lhe informar sobre as formas de inscrição, custos e documentos necessários;
  2. Defina a data de exame e a forma como será realizado;
  3. Efetue o pagamento da taxa.

Pronto, você está habilitado a efetuar a prova!

Dicas para realizar a sua certificação

Um aspecto importante que deve ser observado é que o site da Cambridge dispõe de testes simulados para você poder se enquadrar no nível correto.

Além disso, ainda pode definir quais aptidões devem ser desenvolvidas para participar de novos exames em nível competitivo.

O centro autorizado poderá lhe informar sobre custos de inscrição que estarão vinculados à prova de seu nível, bem como o local em que o exame será realizado.

Você pode também ter acesso ao regulamento do exame para já colher informações previamente e se preparar, desde já!

Invista no seu futuro, preste o exame de Cambridge!

Agora que você já tem todas as informações sobre o Certificado Cambridge, deve investir em uma boa base de conhecimento sobre o inglês, para que não tenha riscos de perder o investimento realizado para se habilitar à prova e obter sua aprovação.

Dessa maneira, a escolha do melhor curso de inglês que possa lhe preparar adequadamente para esse exame é fundamental. De preferência, optando por cursos que apliquem simulados e testes antes de realizar a prova.

Isso é determinante para uma preparação adequada e com maior possibilidade de sucesso.

Então, gostou do nosso artigo sobre certificação Cambridge? O que acha de começar um curso preparatório e aumentar significativamente as suas chances de aprovação? Entre em contato com uma das nossas unidades e bons estudos!