entrevista de emprego em inglês

É muito comum encontrarmos estudantes tentando alguma vaga em empresas do exterior, porém, repletos de dúvidas e insegurança. Assim, acabam perdendo muitas oportunidades, com receio de encarar uma entrevista de emprego em inglês.

Hoje em dia, está cada vez mais comum a necessidade do inglês para ocupar algum cargo dentro das empresas, principalmente para os de nível superior. Portanto, é essencial que o universitário tenha um bom desempenho nas entrevistas feitas em outra língua.

Quer saber como se preparar melhor? Então confira aqui algumas dicas imperdíveis para você conquistar uma boa vaga e se dar bem numa entrevista de emprego em inglês!

Quais as diferenças entre as entrevistas no Brasil e no Exterior?

De maneira geral, o setor de RH de qualquer empresa, seja ela nacional ou estrangeira, segue alguns procedimentos padrões para o recrutamento e seleção, alterando apenas algumas perguntas que melhor se encaixem ao cargo e a cultura organizacional da empresa.

Podemos apontar que a maior diferença das entrevistas feitas no exterior é sua base de perguntas que são baseadas em competências. Desse modo, as empresas focam no know how do entrevistado, que é seu conjunto de habilidades e experiência exigidas para a função.

Quando baseadas em técnicas, as entrevistas vêm sempre acompanhadas de alguma prova prática para a função. São geralmente cargos que lidam com tecnologia, engenharia e até aqueles de cunho apenas operacional.

No Brasil, as entrevistas são geralmente voltadas ao conteúdo dos currículos, e no exterior existe a tendência de descobrir as motivações e capacidades do interessado, além daquilo que ele diz saber fazer.

Quais as perguntas mais comuns numa entrevista de emprego em inglês?

Diferente do que possa pensar a maioria, as perguntas mais frequentes feitas em uma entrevista em inglês não são tão complexas. Elas servem para sondar as capacidades do entrevistado e também seu estado emocional.

É importante que você tenha um bom listening, que é a capacidade de ouvir e entender com clareza os termos em inglês. Pois, as perguntas das entrevistas tendem a ter um grau técnico superior ao inglês que a maioria está acostumada.

Alguns dos exemplos mais comuns são:

Talk about you. What are your strengths and weaknesses?

“Fale sobre você. Quais são seus pontos fortes e fracos?”

Why are you interested in working in this company?

“Por que tem interesse de trabalhar nessa empresa?”

Why do you want to change jobs?

“Por que você quer mudar de emprego?”

How do you see yourself 5 years from now?

“Como se vê daqui a 5 anos?”

Why should we hire you?

“Por que devemos contratá-lo?”

Why did you leave your last job?

“Porque deixou o seu último emprego?”

Tell me a little about your experience in this area?

“Conte-me um pouco sobre sua experiência nesta área?”

How do you think you could contribute to this company?

“Como você acha que poderia contribuir para nossa empresa?”

Como eu devo me preparar para uma entrevista de emprego em inglês?

Deixar o medo de lado é o primeiro passo para encarar uma entrevista de emprego em inglês, pois, ele é normalmente o principal inimigo dos entrevistados. Após vencer esse primeiro desafio está na hora de se preparar para otimizar suas chances de sucesso.

De maneira geral, você tomará as mesmas precauções que tomaria ao embarcar em uma entrevista em português, como: pesquisar sobre a empresa, entender sobre o cargo, preparar uma vestimenta adequada e etc.

Contudo, além desses processos básicos ao se preparar, existem algumas dicas interessantes para se seguir antes de uma entrevista de emprego em inglês. Confira.

Prepare algumas perguntas para o final

A etapa de avaliação não é apenas para a empresa, você também deve analisar se a empresa é a melhor opção para você. Além de melhor seu entendimento, também mostrará que você tem interesse em saber mais e possui mais intimidade com a língua inglesa.

Exemplos:

Does the company work with any specific management software?

“A empresa trabalha com algum software específico de gestão?”

I would like to understand more about the benefits of this position.

“Gostaria de entender melhor sobre os benefícios desse cargo.”

Esteja pronto para as perguntas mais comuns

É muito importante treinar em casa as suas respostas para as prováveis perguntas que o seu analista fará. Dessa forma, você estará preparado para dar uma boa resposta sem gaguejar ou ficar nervoso, lembre-se que seu emocional também será avaliado.

O que eu devo evitar numa entrevista?

São vários os fatores que podem determinar seu sucesso ou falha em uma entrevista de emprego, pois, as empresas não possuem formas de analise idênticas. Contudo, alguns fatores são considerados pontos negativos para a grande maioria delas.

Chegar atrasado

Parece obvio, mas ainda existem aqueles que cometem esse erro, que é considerado um dos mais terríveis a ser cometido pelos entrevistados. Ter um bom inglês não vai ajudar se você já começar a entrevista atrasado, pode inclusive custar sua vaga antes de ser entrevistado.

Analise previamente rotas para chegar até o local da entrevista, saia de casa pelo menos 1 hora mais cedo, assim você terá tempo extra no caso de algum contratempo do trânsito.

Mentir sobre sua experiência com a língua inglesa

Inventar atributos profissionais é uma péssima maneira de começar sua entrevista de emprego, pois, muito provavelmente eles serão colocados a prova ali mesmo. Seja sincero quanto as suas caracterizas e enfatize aquelas nas quais você é melhor.

Mentir sobre ter passado algum tempo no exterior treinando a língua também não é uma boa ideia. O analista da entrevista fará perguntas sobre o lugar e como foi sua experiência e logo você se verá perdido em uma bola de neve de mentiras sem saber como contornar.

Usar um inglês cheio de gírias

No ambiente de uma entrevista de emprego em inglês não existe espaço para as gírias que estamos acostumados a ver na linguagem informal. Assim, você deve utilizar o seu melhor vocabulário numa linguagem formal a fim de passar profissionalismo.

Consigo me dar bem em uma entrevista de emprego com inglês básico?

Dominar apenas o inglês básico para participar de uma entrevista de emprego em inglês não é uma boa ideia. Geralmente, os cargos que pedem o inglês como atributo do entrevistado são de nível intermediário ou fluente.

Com um inglês básico, muito provavelmente você não terá as ferramentas necessárias para construir uma conversa fluida com o analista e passará uma impressão pouco profissional.

Estudantes universitários perdem grandes oportunidades de emprego todos os dias por falta de domínio na língua inglesa, tanto no exterior como no Brasil. Grandes empresas, hoje em dia, tratam o inglês como obrigatório para seus cargos, fique atento!

Quer sair do básico e aprender inglês com métodos modernos e mais rápido que em outras escolas? Baixe agora nosso infográfico!