séries para aprender inglês

Quem não assiste a séries em streaming, como as disponibilizadas pela Netflix, hoje em dia? E quem não ama maratonar séries? Todo mundo, não é mesmo? Agora, se você reclamava que elas atrapalhavam os seus estudos e que você não tinha tempo para melhorar seu listening, pare de se queixar: que tal estudar através de séries? Já pensou? Prepare-se, pois este é o tema do post de hoje. Pegue a pipoca, prepare o sofá e vamos estudar com essa lista de séries para aprender inglês!

Funciona mesmo usar séries para aprender inglês?

As séries apresentadas a seguir estão disponíveis na Netflix e contribuem para seu aprendizado na língua inglesa de forma prazerosa e ainda há chance de assisti-las e comparar diferentes sotaques.

Para melhor aproveitamento, assista as séries em idioma original com legendas em inglês, caso você já possua determinado nível de compreensão.

Caso contrário, comece com idioma original, legendas em português e migre posteriormente para o idioma original com legendas em inglês e, mais adiante, sem legendas, apenas o áudio em inglês.

1- Friends

Com 10 temporadas e 236 episódios, produzidos entre 1994 a 2004, esta série americana talvez seja uma das mais vistas da história e até hoje é reprisada na TV por assinatura.

Conta a história da vida em grupo de 6 amigos inseparáveis e que vivem as mais divertidas situações com diálogos bem humorados e rápidos – o que, inclusive, é o ponto alto dos episódios.

Como esses personagens possuem diferentes empregos, interesses e hobbies criam-se situações ricas do cotidiano, facilitando a ampliação do vocabulário em língua inglesa, através do listening.

A série tem representados diversos aspectos da vida norte-americana, englobando desde expressões e gírias, passando por hábitos e elementos da cultura pop. Assim, tendo fácil assimilação pela plateia.

Sua compreensão auditiva e formas de linguagem e contrações bastante comuns no inglês falado pelos Estados Unidos, a torna muito recomendável para quem está aprendendo o idioma ou quer praticar seus conhecimentos e treinar seu listening.

Como é uma ótima série, não será nenhum sacrifício assistir aos seus episódios diversas vezes dessa que é uma das melhores séries para aprender inglês, não é mesmo?

2- How I Met Your Mother

Esta série norte-americana produzida entre 2005 e 2014, possui 9 temporadas e 208 episódios. É bem próxima a Friends pela forma como coloca as situações cotidianas e como atrai e fisga a quem a assiste.

Aborda relações de amor e amizade entre pessoas com relacionamento bastante próximo. Sua trama, em linhas gerais é a seguinte: a história básica de um pai que conta a seus filhos sobre como conheceu a mãe deles e as situações hilárias que aconteceram relacionadas a tal evento, aparentemente corriqueiro.

Com personagens muito bem construídos e diálogos em tom cotidiano, bastante usuais na sociedade americana, introduz muitas gírias e expressões interessantes e atuais. Pode ser considerada como uma série que aborda interações humanas mutáveis. Talvez por isso, seja vista com tanto carinho pelo público, tal como Friends, mas de forma mais moderna.

Com bastante foco em um vocabulário utilizado cotidianamente, tem fácil compreensão auditiva. Aborda temas atuais e conversas engraçadas que permitem auxiliar no contato com o idioma de forma divertida e leve.

Seus episódios são de curta duração, o que facilita que sejam revistos várias vezes. Por isso, é uma das principais séries para aprender inglês. Listen and learn!

3- Modern Family

Produzida entre 2009 e 2015, esta série com 7 temporadas e 192 episódios, é bem atual e toca em temas bastante importantes. Sempre de forma bem humorada e realista, sem se tornar enfadonha e triste. Pelo contrário, é uma série de alto astral e diálogos inteligentes.

Esta, que é uma das grandes séries para aprender inglês dos últimos anos, retrata o cotidiano de uma família norte-americana, com suas ramificações de relacionamento. Trata de temas como a nova configuração familiar, preconceitos, imigração, adoção, homossexualidade e conflitos de geração de forma única.

Enfim, uma série que representa os acontecimentos de nossa sociedade, sobre os quais muitas vezes não se quer tratar, mas o show encara isso tudo com o maior alto astral e episódios que podem ter uma identificação direta com situações do cotidiano de pessoas de todas as partes do mundo.

Utiliza recursos que auxiliam o aprendizado do idioma, tais como uma linguagem popular, com muita facilidade de compreensão por estarem inseridas nas situações apresentadas, bastante práticas e reais.

Uma coisa interessante nesta série é a existência de erros de linguagem e sotaques distintos, por envolverem imigrantes que estão inseridos na família.

Portanto, um diferencial interessante para quem esta melhorando o inglês e pode, dessa maneira, avaliar erros comuns para quem não tem a língua inglesa como materna. No contexto de séries para aprender inglês, esta é ótima para seu listening!

4- The Big Bang Theory

Com produção iniciada em 2007 e exibida até hoje, esta série possui, até o momento, 10 temporadas com 231 episódios muito divertidos e com uma abordagem com caráter científico, mas que acaba sendo usada de forma muito inteligente e humorada, perfeita para todos os públicos e uma das ótimas séries para aprender inglês da atualidade.

A história gira em torno de 4 nerds inseparáveis e uma vizinha. Com o desenrolar dos episódios, outros personagens têm papel marcante na série e que mantém um nível de interesse constante, sendo mesmo na décima temporada o programa de dramaturgia mais assistido da TV norte-americana – só perde para jogos da NBA.

A linguagem de conhecimentos científicos é facilmente entendida pelo público, pois sempre ocorre de forma contextualizada e, muitas vezes, explicada no próprio episódio.

Uma das mais deliciosas séries para aprender inglês, trata-se de experiência que certamente ampliará seus conhecimentos e expressão, até porque um dos personagens é indiano e com sotaque bastante específico, o que permite ter contato com outras formas de se expressar e aprofundar seu listening em inglês!

5- Downton Abbey

Produzida em 6 temporadas com 47 episódios, esta série britânica estreou em 2010 e conta a história de personagens que ocupam uma propriedade em Yorkshire, em um núcleo formado por uma família aristocrática britânica.

As relações entre esta família e seus serviçais são retratadas de forma bastante real para o comportamento do início do século XX. Uma série bastante aclamada pela crítica e com um elenco de primeira grandeza traz nos diálogos sua maior força.

Com linguagem formal, no contexto do inglês britânico, esta, que é uma das maiores séries para aprender inglês, permite um contato com a pronúncia específica do idioma e o registro formal da língua nas comunicações.

É incrível para enriquecer o vocabulário e dar mais ferramentas na relação comunicativa interpessoal.

Vale muito a pena como conhecimento histórico do contexto sociocultural inglês da Grã-Bretanha, comparando-o com o inglês norte-americano. A top show!

Use e abuse de séries para aprender inglês

Várias outras séries podem ser indicadas como House of Cards, Mad Men, Californication e Black Mirror, que certamente vão auxiliar no desenvolvimento de sua expressão no idioma inglês, evoluindo seus conhecimentos, desde a respeito da comunicação tradicional ou informal, até os registros mais formais e antigos. Com isso, trará benefícios imediatos a seu listening e repertório cultural sobre a língua.

Deve sempre ser destacado que, apesar de os seriados acostumarem o ouvido das pessoas com o idioma, o estudo da gramática de língua inglesa ainda é fundamental para evitar cometer erros primários na comunicação e alcançar uso correto do idioma.

Buscar o equilíbrio entre esses pontos no momento de assistir a séries para aprender inglês é o que trará sucesso a seu aprendizado e vai permitir melhorar o seu nível de inglês mais rapidamente e de forma segura.

Se você deseja aprender mais sobre a língua inglesa baixe agora o nosso infográfico: método infalível para você Aprender Idiomas definitivamente.